Mandar o calorão para o espaço e ainda cuidar da saúde. Essa é a promessa da sorveterapia, uma moda que começou na Europa e já chegou ao Brasil. As receitas combinam ingredientes poderosos e não são nada modestas: ajudam a combater câimbra, anemia, cólicas, dores e outros males.
A proposta inicial é da Helladeria LLinares, a maior sorveteria artesanal da Espanha, com 80 anos de tradição. Por lá a promessa é acabar com estresse, gases, celulite e até impotência. São 12 sabores exclusivos que utilizam ervas e plantas medicinais misturadas a uma base de leite vegetal.
Como anda a sua saúde? Faça o teste!
O sorvete de erva-cidreira, valeriana e tília, por exemplo, é indicado para reduzir o estresse. Para minimizar gases, o de erva-doce. O sorvete de centella asiática promete combater a celulite. E por aí vai. Na lista há propostas mais ousadas, como o sorvete para evitar a impotência, à base de ginseng, a mistura para emagrecer com aloe vera, além dos sabores para parar de fumar ou superar problemas de insônia.
A moda criada do outro lado do Atlântico tem tudo para emplacar no verão brasileiro. "São sorvetes que, além de saborosos e refrescantes, apresentam maiores benefícios para a saúde", observa Cristiane Musolino, da Stramondo Gelateria, em São Paulo. É uma tendência. A Taperebá, outra sorveteria paulista, já aliou o frescor aos benefícios à saúde. "O desenvolvimento de produtos que sejam benéficos ao bem-estar e a melhor qualidade de vida estão se tornando cada vez mais comuns", conta Rogério Hamam, proprietário da empresa.
E foi o próprio empresário, com a ajuda de uma nutricionista, quem elaborou os sabores: para estimular o bronzeado, sorvete de laranja, cenoura e gengibre, cheio de betacaroteno. Contra câimbras, uma mistura de banana, graviola e água de coco - que contêm potássio. Para evitar a anemia pode apostar no mix de açaí, beterraba - ricos em ferro - e laranja, cuja vitamina C ajuda na absorção do mineral. A opção feita de mel com gengibre é considerada anti-inflamatória. E o de abacate com nozes é indicado para auxiliar na saúde do coração por fornecer gorduras monoinsaturadas.
Já a Stramondo Gelateria investe na união das frutas com ervas medicinais. O sorvete de amora com alecrim ajuda no combate a doenças como diabetes, cancro, insuficiência renal e dores de garganta. O casamento do limão com manjericão pode ser usado para combater a dor de cabeça, gastrites, vômitos, problemas do aparelho urinário e dores de estômago. Quando o manjericão é substituído pelo capim santo as propriedades também mudam: a erva ajuda a diminuir a ansiedade, cólicas menstruais e intestinais, dores de cabeça e febre.
Mais: a mistura de melancia com gengibre auxilia na digestão. O tradicional abacaxi com hortelã ganha mais um componente: o gengibre. Esse mix vai colaborar com o sistema gástrico e aliviar gripes e resfriados e cólicas. Fechando as opções, melão com erva doce, que ajuda na digestão, alivia cólicas intestinais e acalma.
Fonte: http://www.bolsademulher.com