terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Sorveterapia


Mandar o calorão para o espaço e ainda cuidar da saúde. Essa é a promessa da sorveterapia, uma moda que começou na Europa e já chegou ao Brasil. As receitas combinam ingredientes poderosos e não são nada modestas: ajudam a combater câimbra, anemia, cólicas, dores e outros males.

A proposta inicial é da Helladeria LLinares, a maior sorveteria artesanal da Espanha, com 80 anos de tradição. Por lá a promessa é acabar com estresse, gases, celulite e até impotência. São 12 sabores exclusivos que utilizam ervas e plantas medicinais misturadas a uma base de leite vegetal.

Como anda a sua saúde? Faça o teste!

O sorvete de erva-cidreira, valeriana e tília, por exemplo, é indicado para reduzir o estresse. Para minimizar gases, o de erva-doce. O sorvete de centella asiática promete combater a celulite. E por aí vai. Na lista há propostas mais ousadas, como o sorvete para evitar a impotência, à base de ginseng, a mistura para emagrecer com aloe vera, além dos sabores para parar de fumar ou superar problemas de insônia.

A moda criada do outro lado do Atlântico tem tudo para emplacar no verão brasileiro. "São sorvetes que, além de saborosos e refrescantes, apresentam maiores benefícios para a saúde", observa Cristiane Musolino, da Stramondo Gelateria, em São Paulo. É uma tendência. A Taperebá, outra sorveteria paulista, já aliou o frescor aos benefícios à saúde. "O desenvolvimento de produtos que sejam benéficos ao bem-estar e a melhor qualidade de vida estão se tornando cada vez mais comuns", conta Rogério Hamam, proprietário da empresa.

E foi o próprio empresário, com a ajuda de uma nutricionista, quem elaborou os sabores: para estimular o bronzeado, sorvete de laranja, cenoura e gengibre, cheio de betacaroteno. Contra câimbras, uma mistura de banana, graviola e água de coco - que contêm potássio. Para evitar a anemia pode apostar no mix de açaí, beterraba - ricos em ferro - e laranja, cuja vitamina C ajuda na absorção do mineral. A opção feita de mel com gengibre é considerada anti-inflamatória. E o de abacate com nozes é indicado para auxiliar na saúde do coração por fornecer gorduras monoinsaturadas.

Já a Stramondo Gelateria investe na união das frutas com ervas medicinais. O sorvete de amora com alecrim ajuda no combate a doenças como diabetes, cancro, insuficiência renal e dores de garganta. O casamento do limão com manjericão pode ser usado para combater a dor de cabeça, gastrites, vômitos, problemas do aparelho urinário e dores de estômago. Quando o manjericão é substituído pelo capim santo as propriedades também mudam: a erva ajuda a diminuir a ansiedade, cólicas menstruais e intestinais, dores de cabeça e febre.

Mais: a mistura de melancia com gengibre auxilia na digestão. O tradicional abacaxi com hortelã ganha mais um componente: o gengibre. Esse mix vai colaborar com o sistema gástrico e aliviar gripes e resfriados e cólicas. Fechando as opções, melão com erva doce, que ajuda na digestão, alivia cólicas intestinais e acalma.

Fonte: http://www.bolsademulher.com

Um comentário:

  1. Gatíssima...que coisa linda essa foto. huahuaua deu vontade. Ei queria uma receitinha pra um jantar, sendo que nada de coisa pesada, meio que um lanche sabe? Seria para sábado agora...rola???

    Bjo

    ResponderExcluir